História de Pirapemas

No período da colonização, o Brasil começou a ser povoado a partir das margens dos rios o que favorecia a utilização de transporte fluvial. Por volta do século XVIII, em função da implantação de engenhos de cana de açúcar, da lavoura e da pesca, o Rio Itapecuru começou a ser povoado em suas margens e dessa forma surgiu o povoado Beira Rio. Por volta do ano de 1927 a Rede Ferroviária Federal iniciou o serviço de construção da Estrada de Ferro São Luis – Teresina. Para construção do trecho Itapecuru – Coroatá foram contratados muitos trabalhadores para montagens dos trilhos e esses se alojaram nas imediações da atual cidade, construindo barracos de palha para abrigar suas famílias e denominaram o pequeno povoado de Esplanada, que com o avanço da obra da Estrada de Ferro foi aumentando sua população. Ao concluir a montagem dos trilhos foi construída a estação ferroviária e denominada Estação Ferroviária de Pirapemas, e não de Esplanada como era conhecido o lugarejo.

Esse fato se deve ao seguinte motivo: por volta de 1912, alguns pescadores encontraram em um igarapé uns peixes denominados de pema ou pirapema, e então denominaram tal igarapé de Pirapemas. Assim, quando da instalação da Estação Ferroviária o pequeno Povoado Esplanada passou á categoria de Vila com a denominação de Vila Pirapemas.

. A Estação Ferroviária foi a principal responsável pelo desenvolvimento, político, econômico e social da Vila Pirapemas, possibilitando o deslocamento das pessoas para outros centros bem como o transporte de mercadorias. A implantação da

Estação Ferroviária na Vila de Pirapemas atraiu pessoas de Caxias, Codó, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Terezina, Fortaleza, João Pessoa e outros, que com seus familiares fixaram residência e concorreram para o crescimento da Vila de Pirapemas, que posteriormente foi emancipada, transformando-se em Município de Pirapemas, através da Lei Nº 821 de 11 de dezembro de 1952, sancionada pelo então governador do Estado Dr. Eugênio Barros.

O Município de Pirapemas está localizado na Região Nordeste do Brasil no Estado do Maranhão, à margem esquerda do Rio Itapecuru-Mirim, situado na Micro-Região de Itapecuru-Mirim e Região dos Cocais. Limita-se ao Norte com o Município de Cantanhede, ao Sul com o Município de Coroatá e Matões do Norte, ao Leste com o Município de Vargem Grande e a Oeste com o Município de São Mateus. A área territorial do município é de 688,74 KM², a distância da sede do município a BR-135 é de 42km e para São Luis, capital do Estado é de 181km.

 Cicero Aguiar
Estação ferroviária em 1920
Estação ferroviária em 1920
Estação ferroviária nos dias atuais
Igreja Católica
Igreja Assembléia de Deus
Escola Ribamar Pinheiro
Escola Hildenora de Gusmão
Rio Itapecuru
Rio Itapecuru
Comentários
 
Copyright © 2010 - 2014. Pirapemas.com | Credibilidade em notícias - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por JM Informática